O que eu aprendi com o filme "Crianças Lobo"
22:01
O filme de animação japonesa, chamado "Crianças Lobo" conta a história de uma jovem universitária que se apaixona por um lobisomem e se torna mãe de dois jovens lobinhos. Ela precisa aprender a cuidar deles sozinha, já que o pai das crianças é encontrado morto logo após o nascimento do caçula.
Mas aí, o que tem a ver com o blog?
Suas primeiras tentativas são falhas, os vizinhos já tinham avisado que ali nada rende, além da drenagem ser ruim existem outros animais que acabam atacando a plantação.
Ela tentou plantar espinafre e depois tomate, sendo tomate uma das culturas mais difíceis de cultivar, já que é vítima de muitas pragas e doenças. Ela usou folhas caídas das árvores como fertilizante, mas sua função parecia durar por pouco tempo e as plantas logo murchavam ou adoeciam.
Todos os vizinhos achavam que ela duraria pouco ali, todos que se mudavam pro campo desistiam rápido. Mas vendo a insistência de Hana, vizinhos agricultores decidiram ajudá-la. Uma das vizinhas lhe entrega um saco de batatas para serem plantadas, enviadas pelo Vovô Nirasaki, um agricultor mau-humorado.
Hana quer se prontificar e plantá-las logo, porém o agricultor lhe ensina a trabalhar primeiro o solo, mostra que não deve-se usar apenas folhas secas como adubo, e ainda corta as batatas no meio e ensina sobre a importância da inclinação na hora do plantio.
Outros dois vizinhos depois surgem trazendo mais boas ideias, destacando o plantio em consórcio, que consiste em plantar duas culturas ao mesmo tempo, sendo que ambas crescerão favorecendo uma à outra. No caso, eles indicam que plante camomila e repolho, pois a camomila irá afastar as pragas; ou ainda, aipo e repolho, fazendo com que a própria produção e variedade aumente, assim Hana poderia vender mais produtos e atender clientes que procuram coisas diferentes.
Os senhores também discutem sobre a quantidade de fertilizantes que deve ser colocado durante o cultivo, ou seja, adubação de cobertura, um deles defende que se colocar uma quantidade muito grande, atrairá insetos. Essa última não é realmente comprovado, mas eu acredito que essas indicações sejam baseadas na cultura e conhecimento popular, aquele conhecimento que é passado de pai para filho e que não tem necessidade de uma prova científica para que as pessoas continuem usando.
"Crianças Lobo", além de ser um filme lindo esteticamente e em seu ideal, é um filme que relaciona diferentes temas com delicadeza até mesmo na forma de se fazer a agricultura familiar que todos naquela região fazem.
0 comentários