15 de Abril: Dia da Conservação do Solo
13:39Em 15 de Abril de 1881, nascia Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da Conservação dos solos nos Estados Unidos.
Na imagem está Hugh Hammond Bennett, diretor do Serviço de Conservação do Solo dos Estados Unidos. |
Mas o que é a Conservação do Solo realmente?
Toda atividade humana tem um forte impacto no uso da terra, principalmente a produção de alimentos. Durante uma atividade agrícola, independente de qual for a cultura plantada, há normalmente o preparo do solo, a aplicação de calagem e fertilizantes, há a passagem sobre esse solo de maquinário o que pode gerar compactação, há o impacto das gotas de água sobre o solo, entre outros fatores. E segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) a produção agrícola mundial vem degradando os solos em uma taxa de 0,1% ao ano.
Por esses motivos é tão importante que o produtor agrícola se preocupe com a conservação desse solo. É por meio dela que a vida do solo é preservada, que a "terra" sobre a qual pisamos é entendida como um sistema vivo e não apenas matéria.
Essa conservação não envolve apenas uma medida a ser tomada, mas várias que são muito possíveis de se adotar e que trazem muitos benefícios tanto para a natureza como a própria produção.
Estratégias de Conservação do Solo:
- Plantio Direto - plantio de sua lavoura sobre a palha seca que protege o solo de gotas de chuva que podem promover erosão e ainda de mudanças abruptas de temperatura;
- Sistema de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) - em uma mesma área há plantios diversos, incluindo plantas arbóreas (floresta), lavoura (soja, milho, qualquer que seja) e pecuária caso seja do interesse do produtor, isso permite que o solo seja conservado, haja sombreamento saudável feito pelas árvores, uma diversificação de produtos produzidos e favorece a biodiversidade local;
- Adubação Verde - uso de plantas que ajudam na adubação do solo, como leguminosas que fixam o nitrogênio no solo e dispensam o uso de fertilizantes químicos de nitrogênio para o próximo plantio.
- ...
- Aumento da atividade biológica no solo (microrganismos e insetos benéficos);
- Aumento da matéria orgânica (melhoria de qualidade física e química, liberando nutrientes nesse solo);
- Redução do uso de herbicidas, inseticidas e fungicidas;
- Redução de erosão;
- Maior eficiência no uso de fertilizantes;
- Eliminação, ou pelo menos redução, das atividades de preparo do solo (reduz custos de produção);
- Aumento da produtividade
- e outros!
"Da longa lista de dádivas que a natureza deu ao homem, nenhuma é tão absolutamente essencial para a vida humana quanto o solo" - Hugh Hammond Bennett
0 comments