Conheça a aranha que se camufla nas flores: aranha caranguejo-das-flores
12:00A Aranha Caranguejo-das-flores ou ainda Aranha Caranguejeira-Amarela, é a Misumena vatia, uma espécie da família das aranhas conhecidas como caranguejos, a família Thomisidae, que recebe esse apelido por andarem de lado como o animal.
Ela é totalmente amarela, mas também pode ficar branca. Mas como assim?
Existe uma coisa chamada Mimetismo, que é a capacidade de um organismo tem de mudar suas características físicas para ficar parecido com outro, seja outro organismo vivo ou seja o ambiente (se camuflar, sabe?).
E por que as aranhas caranguejo-amarela fazem isso?
Essas aranhas se alimentam de diversos insetos polinizadores, para capturá-los elas não montam simplesmente suas teias e os esperam, elas sobem até flores atrativas em arbustos, montam suas teias ao redor, ficam sobre a flor, estendem suas patas e se camuflam à espera de algum inseto que se aproxime sem enxergá-la.
Olha só a foto que exemplifica isso:
Lupa focando em uma aranha da espécie Misumena vatia. Imagem Clara Barros / Verdeante |
Nessa outra imagem, podemos ver ela tentando capturar sua presa (uma pequena abelha jataí que será tema de outra postagem):
Misumena vatia tentando capturar uma abelha Jataí. Imagem de Clara Barros / Verdeante |
Por sorte da abelhinha, a Misumena foi um tanto lenta demais ou a Jataí é quem foi muito ágil para fugir dela.
É importante ainda ressaltar que essa aranha não faz mal ao homem, na verdade ela prefere fugir muito mais do que atacar (todas as aranhas são assim), e seu veneno pode apenas causar dor. Ou seja, se ela está lá no cantinho dela, deixe-a.
0 comentários